Romantização da obesidade: não acredite nela! - Doce feito pimenta - Beleza, Moda e Resenhas

segunda-feira, outubro 19, 2020

Romantização da obesidade: não acredite nela!


 

 

O movimento bodypositive nasceu do clamor de pessoas gordas, que queriam a normalização dos seus corpos e estavam saturadas de serem marginalizadas pela sociedade.

O discurso sempre foi que: nenhum corpo é errado e merece respeito.

Ao longo do tempo o bodypositive se tornou uma teia de silenciamento, onde pessoas não magras e magras se apropriaram do termo para lutar contra a pressão estética que sofrem e para nós, gordas, restou mais uma vez a inadequação.

Quando falamos da luta de pessoas gordas pela normalização dos nossos corpos estamos falando de uma agressão dupla que a sociedade impõe no nosso dia a dia: a pressão estética e a gordofobia.

E sempre a gordofobia vai falar mais alto quando falamos de corpos gordos, tanto que hoje em dia muitas pessoas até que se dizem bodypositive,acusam pessoas gordas de estarem fazendo apologia ou romantização da obesidade. E são tantos erros nesse pensamento deturpado, tantos... 

O que chamam de romantização é nada mais do que um clamor por respeito.

Mas preferem rotular o movimento apontando a possivel doença que nossos corpos podem estar carregando, tudo pelo egoísmo de não olhar pros próprios atos preconceituosos.

 Se romantizar o corpo gordo for pedir respeito, acessibilidade aos espaços públicos, sociais e de necessidade básica da população, de poder vestir, viver e escolher como e quando cuidar da própria vida por conta propria, então sim, que sejamos românticos.

Quem não vive levando pedrada de preconceito, não sabe o sabor que é querer viver do jeito que quiser sem julgamentos.

As discussões sobre obesidade ser doença ou não, por exemplo, tem que partir de pessoas que estudam sobre o assunto e quando falamos de pessoas comuns, tem que ficar apenas entre pessoa e médico.

 

Por que é tão difundido a intromissão no corpo gordo?

 

Por que se tem essa idéia de que o corpo gordo é público e sempre está em busca de emagrecer?

 

E por que querer viver sem ninguém dando pitaco em nossas vidas é romantizar a obesidade?

 


No final das contas usam a luta das pessoas gordas por respeito, para tentar nos atacar e diminuir nossas dores, que só quem sente sabe dimensionar.


É como dizer que as pessoas homoafetivas querem instalar a ditadura gay por não aceitarem sofrer violência por serem como são, por que sim, a forma como tratam o corpo gordo (com exclusão, animalização e fetichização) é uma violência fisica e psicologica brutal.


Que a liberdade de ser e viver seja para todos e que cada um de nós possamos cuidar das nossas próprias vidas sem ouvir pitaco alheio.


Beijos


Pati Quental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por estar aqui!
Me conta o que achou do post!
Ficou dúvidas?
Deixa seu comentário!



Subir