Corpo dos sonhos. corpo de vingança, auto estima - Doce feito pimenta - Beleza, Moda e Resenhas

quarta-feira, agosto 01, 2018

Corpo dos sonhos. corpo de vingança, auto estima



O patinho feio desprezado virando um belo cisne desejado por todos, esse é o corpo de vingança que somos ensinadas a planejar quando somos socialmente rejeitadas pela nossa estética.
Nós, mulheres gordas, em alguma fase da vida - que talvez você ainda esteja - já sonhou aparecer magra dando o troco a todos e todas que de alguma forma nos machucou pela nossa aparência.
Seja depois das férias ou no encontro da turma depois de 20 anos, a beleza padrão fica na nossa mente como uma arma de superação.

Somos seres sociáveis, é natural ter vontade de pertencer e de ser acolhida socialmente.
É natural querer revidar toda a humilhação e invisibilidade sofrida apenas por ser diferente.
Natural porém será que é a melhor escolha?
Será que viver em prol do dia da reviravolta faz realmente bem?
O gosto da vingança vale a pena? E se o objetivo de se tornar padrão não acontecer, como fica?

Recentemente a Netflix lançou o teaser de uma série nova chamada Insatiable, série que se passa num ambiente escolar onde uma atriz vestida de gorda (fatsuit é um horror, por sinal, nosso corpo não é fantasia) vive toda a opressão por ser diferente e depois de um acidente que a faz emagrecer, ela retorna magra, dentro do padrão e ostentando o seu corpo de vingança obtendo as atenções e se sentindo parte daquele nicho. E claro, se vingando de todos que a desprezaram um dia.

Não se sabe como a série vai desenrolar mas trazer a tona essa temática, reforçando a idéia de que para dar a volta por cima precisamos nos adequar vai de encontro a todo movimento bodypositive, ou seja, de despadronizar e naturalizar todos os tipos de corpo.
É nociva e danosa a saúde mental de todos nós.

A série ainda traz o foco de que o corpo gordo é o errado e o magro é certo. Reforçando padrões que nos adoecem todos os dias.

Essa abordagem inicial causou tanto que existe um abaixo assinado repudiando a gordofobia que a série retrata. Veja o abaixo assinado aqui.

A gordofobia desumaniza a pessoa gorda e não existe mais espaço para isso.
Não é possível aceitar que uma série voltada para o público adolescente estimule o bullying contra pessoas gordas e estimule o emagrecimento estético que pode desencadear distúrbios alimentares.

Não é saudável estimular transtornos de imagem e psicologicos nas pessoas, especialmente em adolescentes.

E focar a felicidade e realização pessoal num revide, numa mudança futura é uma chave pra destrancar problemas psicologicos e de auto estima que podem te colocar em furada mais na frente. Que podem bloquear a sua real capacidade de ser feliz.
Mesmo que você atinja todos os requisitos que um corpo padrão pede e que as pessoas caiam ao teus pés.
Toda e qualquer mudança que acontece conosco tem que ser pra nós e não pelos outros.

Por que não investir num material que fortaleça a sua auto estima e amor próprio?

Talvez amor próprio e empoderamento não seja vendável mas vai por mim, amiga, é esse tipo de conteúdo que você precisa consumir.



Filmes e documentarios para fortalecer sua auto estima:

My Mad Fat Diary - fala sobre adolescência, sobre ser gorda e construção da auto estima. É possivel assistir no Youtube

Nanette - stand up da Hannh Gradsby que fala sobre identidade, homofobia e a valor próprio. É bastante intenso e pode ser visto na Netflix

Gorda - documentário com a vivência de 3 mulheres gordas, mostrando suas relações com seus corpos e o mundo. Dirigido pela Luisa Junqueira, do canal Ta Querida pode ser visto no Youtube -  link aqui

Embrace -  documentário da ativista Taryn Brumfitt sobre quebra de padrões e luta contra a demonização das imagens corporais fora dos padrões. Pode ser visto na Netflix.

Quanto mais fortalecida você estiver, fica mais fácil fazer as pazes consigo mesma e entender que o corpo que você tem ou deseja ter só precisa fazer uma pessoa feliz: você mesma.


Flyer da festa Toda Grandona, que aconteceu em SP.




Beijão

Pati Quental

2 comentários:

Obrigada por estar aqui!
Me conta o que achou do post!
Ficou dúvidas?
Deixa seu comentário!



Subir