Como descobrir o que o seu cabelo precisa pra ficar bonito - Doce feito pimenta - Beleza, Moda e Resenhas

segunda-feira, junho 04, 2018

Como descobrir o que o seu cabelo precisa pra ficar bonito

Como descobrir o que o seu cabelo precisa pra ficar bonito


Ter cabelos sempre bonitos demanda tempo e investimento? Sim e não!
Para ter cabelos sempre bonitos é necessário ter cuidados e uma rotina montada com atenção as necessidades dos fios, e com isso poupar bastante dinheiro e tempo de idas aos salões de beleza, por exemplo. Uma hidratação, nutrição, reconstrução, como descobrir o que seu cabelo está precisando?

É importante conhecer o cabelo e as necessidades dele, e ninguém melhor que você para perceber e aprender a como lidar com seus próprios cabelos.
Claro que a comodidade de entregar os cabelos a um profissional não está fora de questão, mas ninguém tem um profissional colado todos os dias não é?

Então se seu objetivo é aprender a cuidar dos cabelos em casa para que fiquem sempre lindos, tenho dicas fundamentais pra você!

A chave de tudo é: descobrir do que o seu cabelo precisa. 

Existe um truque bem famoso que é o do copo d'água, onde você coloca um fio do seu cabelo (tirado da raiz) dentro de um copo de água e se ele afundar o cabelo precisa de hidratação e se boiar de reconstrução. Esse teste apesar de bem ok, mede apenas a porosidade do fio e descobrir o que o fio precisa requer muito mais do que isso.

Do que meu cabelo precisa pra ficar bonito?

De maneira geral você pode determinar as necessidades do fio de acordo com esses sinais:

cabelo que precisa de hidratação


Se seu cabelo está sem brilho, ressecado, áspero tudo indica que é preciso uma hidratação.
A hidratação serve para repor água e agentes que conferem maleabilidade aos fios podem ajudar nesse processo como pantenol, agua de coco, agua thermal, agua micelar, aloe vera, extrato de flores e frutas, silicones, vitaminas, mel, glicerina.
As máscaras hidratantes vão doar ao fio maciez, leveza, hidratação e brilho.


cabelo que precisa de nutrição

Se seu cabelo está poroso, desalinhado e com muito frizz tudo indica que é preciso uma nutrição.
A nutrição serve para repor lipidios aos fios, e para isso é preciso produtos com gorduras que cumpram esse papel como oleos vegetais, manteigas vegetais, tutano vegetal ou animal.
A nutrição pode e deve ser usada por todos os tipos de cabelo, inclusive os oleosos.
A reposição lipidica dos fios pode ser feita com a aplicação da mascara nutritiva ou ainda com a umectação capilar (processo onde voce aplica o óleo vegetal no cabelo de maneira abundante e deixa agir por pelo menos 1h).
As máscaras nutritivas vão doar vitalidade, força, brilho, ajuda a segurar a hidratação dos fios e combate pontas duplas e ressecadas.

cabelo que precisa de reconstrução


Se seu cabelo está frágil, com queda e elástico tudo indica que é preciso uma reconstrução. 
A reconstrução é a reposição de massa dos fios e é indicada também antes e depois de processos quimicos que retiram massa dos fios. O uso excessivo de chapinha e secador também fragilizam os fios.
A reconstrução serve para reconstruir o fio que teve a sua composição alterada por processos agressivos, devolver a massa capilar e a saúde dos fios, e para isso contamos com produtos ricos em queratina, creatina, arginina, cisteína, colageno, proteína hidrolisada do leite e trigo e aminoácidos. Se você perceber esses são agentes que compõe naturalmente o cabelo e por isso precisam ser repostos.
Na reconstrução os fios tendem a ficar mais rigidos pela reposição dos nutrientes mas é preciso cautela e usar essa etapa com grande pausa e de acordo com a necessidade dos fios.
O uso excessivo pode deixar o cabelo quebradiço, ressecado e rigido.
Para um cabelo saudavel é recomendado usar a cada 15 dias. O importante é usar antes e depois de processos quimicos e de acordo com a necessidade dos fios.

Cabelos bonitos, ativar!


Para equilibrar o tratamento do seu cabelo que vez ou outra vai precisar de cada uma dessas etapas, é interessante que você elabore um cronograma de tratamento organizando o que o cabelo precisa e o que vai ser usado em cada dia de tratamento.
Dessa forma é fácil manter o cabelo bonito e saudável.

Beijão

Pati Quental



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por estar aqui!
Me conta o que achou do post!
Ficou dúvidas?
Deixa seu comentário!



Subir