Oleos essenciais e vegetais da Amantikir

by - 5:23:00 PM

Os cheiros me influenciam tanto que podem mudar o meu estado mental e de espírito!

Cheiro de bolo quentinho traz aconchego, cheiro de roupa limpa traz paz, cheiro de casa recém faxinada é renovador e aquele cheirinho de mãe, filho e da pessoa que amamos, hein?
É surreal de bom!

E não é a toa!
O olfato é nosso sentido mais complexo e mais primitivo. a sensação de cheiro inicia no hipotálamo, glândula mestra do sistema nervoso central que atua como uma central de transmissão, enviando a mensagem odorífera a outras partes do cérebro, tudo isso em menos de 1 segundo, e isso nos permite responder de imediato aos odores de forma emocional e intelectual.

Neste mês de junho então decidi inserir mais na minha vida os aromas naturais e terapêuticos, bem como usufruir de tratamentos baseados em óleos naturais, depois de pesquisar e conhecer pessoas próximas que já fazem terapias alternativas.

dicas sobre oleos vegetais e essenciais


Reuni na minha primeira compra óleos que estavam alinhados com as minhas necessidades atuais!

Vou mostrar um pouco os óleos que eu comprei e falar sobre as propriedades e características deles a seguir.

Meu objetivo, nesse momento, com os óleos foi buscar produtos que pudessem atuar tanto no meu emocional e na minha saúde, ou seja, produtos para cuidar da minha pele no geral.

oleo vegetal de rosa mosqueta

Conhecendo o óleo de Rosa Mosqueta:

Esse óleo é extraído das sementes da planta silvestre Rosa Mosqueta, originária do sul dos Andes Chilenos.
O óleo possui um potente efeito regenerador e emoliente (hidratante) sobre a pele por ser rico em ácidos graxos como ácido oléico, linoléico e linolênico, além de Vitamina A e alguns compostos cetônicos.
Ele é indicado para uso diretamente na pele, tanto do corpo quanto no rosto e tem indicação para amenizar linhas de expressão, estrias e cicatrizes em geral.
Além disso o óleo é capaz de reforçar as sínteses de colágeno e elastina, fortalecendo e dando firmeza a pele.

O uso deve ser feito de preferência a noite e deve ser evitada a exposição solar da pele após o uso do óleo, e é importante aplicar o protetor solar para proteger a pele.
Seu uso e benefícios são comparados aos da vitamina C dermatológica.
É daqueles produtinhos indicados desde os tempos da vovó, sabe?

Pelo seu efeito nutritivo, ela é bastante indicada para peles secas e maduras, especialmente peles que descamam. Peles normais também podem se beneficiar.
Peles mistas e oleosas podem usar diluído em outros óleos vegetais, mas por ser um óleo denso, pode não funcionar tão bem para esses tipos de pele, e não deve ser usado em pele acnéica.


oleo vegetal de semente de uva

Conhecendo o óleo de Semente de Uva:

O óleo é extraído das sementes das uvas, e para obter 1 litro de óleo são necessários 200kg das sementinhas num processo bastante demorado de trituração das sementes, prensa a frio e assim extraindo o óleo com suas propriedades preservadas.
O resultado é um óleo puro, de qualidade e muito nutritivo.

Ele é indicado para uso direto na pele, sem necessidade de diluição ou de outro produto veículo mas pode sim ser usado, se desejar, misturado a outros produtos para potencializar.
Não precisa, mas se quiser pode, entende?

Por exemplo: você pode usar misturado ao seu condicionador, creme de hidratação, hidratante facial ou argila para potencializar o tratamento.

Esse óleo por ser bastante leve pode ser usado por todos os tipos de pele e também pode ser usado nos cabelos.

O tocoferol e o ácido linoleico são os responsáveis pela multiplicidade de usos desse óleo.
O tocoferol também conhecido como vitamina E, é um poderoso antioxidante que ajuda na regeneração e manutenção da pele, e o ácido linoleico, também conhecido como ômega 6 é muito bom nos processos anti inflamatórios e de cicatrização da pele.

O óleo de semente de uva é bastante fino e rapidamente absorvido pela pele, por tanto pode ser usado em todos os tipos de pele, incluindo as peles com tendência a acnes e oleosas.
As peles com erupções cutâneas, inclusive, se beneficiam bastante no atenuamento das cicatrizes e nas propriedades anti inflamatórias do óleo.

Na pele do rosto e do corpo, o óleo de uva entrega hidratação de qualidade pelas suas características emolientes, sendo eficaz no tratamento de rugas, celulites e estrias pois estimula a elasticidade da pele (olha o colágeno ai) e estimula a circulação sanguínea.

Esse óleo não obstrui os poros e pode fazer parte da rotina de pele tranquilamente, tanto diurna quanto noturna.

oleo essencial de melaleuca

Conhecendo o óleo de Melaleuca:

O óleo essencial de melaleuca é bastante difundido na indústria cosmética quando falamos nos cuidados da pele oleosa e com acne.
Também conhecido como óleo de tea tree, é um poderoso óleo e pode curar a sua pele de inúmeras doenças por ter propriedades antifúngicas, antibactericida e antimicrobianas em geral.

O óleo, por ser essencial, é extremamente concentrado e o uso deve ser apenas externo.

Recomenda-se que seja usado diluído em água: 2 gotas para cada 100ml, mas pode ser usado misturado em cremes faciais, e ainda topicamente puro em casos específicos.
É importante que não exista exposição solar após o uso.

Esse óleo é excelente no tratamento de doenças superficiais como acne, ferimentos, micoses, pequenas inflamações cutâneas, candidíase, etc.

Além de um excelente cosmético para tratar peles acneicas é um excelente remédio tópico, considero um dos óleos necessários pra se ter em casa.

oleo essencial de lavanda

Conhecendo o óleo de Lavanda:

Se você, como eu, sofre de ansiedade, esse óleo é essencial na sua vida.

O óleo essencial de lavanda possui propriedades calmantes e relaxantes, auxiliando no tratamento da ansiedade e insônia,por exemplo.

Pode ser usada em difusores elétricos para garantir um ambiente aconchegante, ou ainda algumas gotinhas no travesseiro para induzir um sono tranquilo.
Misturada a loções pode aliviar dores musculares e crises de artrite.
Excelente também para pacientes com fibromialgia, para aliviar as dores.

Eu gosto de colocar uma gotinha na palma da mão, esfregar pra esquentar a depois massagear minha nuca e têmporas para diminuir a ansiedade e melhorar meu sono, e tem funcionado muito bem.

Aqui em casa uso também para tratar depressão e hiperatividade.


oleo essencial de hortela pimenta

Conhecendo o óleo de Hortelã Pimenta:

O óleo essencial de Hortelã Pimenta é excelente no auxilio ao tratamento de doenças respiratórias promovendo desobstrução das vias nasais, inclusive sendo muito benéfico para quem tem problemas de alergia respiratória.
Pros cabelos, adicionado ao produto capilar pode estimular o crescimento e promover limpeza da raiz combatendo caspas, seborreia e até mesmo piolhos.
Ótimo para melhorar o foco e concentração no trabalho ou estudos, funcionando como um energizante natural.

Excelente também no tratamento de dores, uma ótima escolha para os fibromiálgicos e portadores de dores crônicas no geral.
Também pode ser usado em dermatites de contato e problemas de pele.
Amo de paixão!

oleo essencial de eucalipto

Conhecendo o óleo de Eucalipto:

O óleo essencial de eucalipto é um verdadeiro remédio natural que quase todo mundo já conhece os seus poderes se tem uma avó ou mãe que gosta de ervas.

Aqui em casa sempre que o mofo pega forte ou a sinusite aperta a gente faz chá forte de eucalipto (da folha mesmo) e inala. Ou deixa a panelinha no quarto pro aroma ficar no ambiente.
O alivio é imediato!!!

Como a concentração do óleo essencial é muito mais intensa, apenas algumas gotas já oferecem alivio total nas vias respiratórias e sinusite, alivio imediato real!

O óleo possui propriedades expectorantes, antiespasmódico e antissépticas.
Ajuda a limpar o organismo e os ambientes.
Gosto muito de usar nas crises de sinusite, especialmente das crianças.

As diferenças dos óleos vegetais e essenciais

O óleo vegetal é um composto vegetal formado de ácidos graxos repletos de vitamina, ômegas, proteínas e sais minerais.
Possuem propriedades hidratantes, umectantes, cicatrizantes, regeneradoras da pele e cabelo e também antioxidantes.

São prensados a frio e retirado das sementes, frutos, castanhas, nozes e grãos em geral.
Podem ser usado puros ou como carreadores (como base na mistura com oleos essenciais), tem capacidade de absorção boa na pele e é muito benefico, cada um com suas propriedades.

O óleo essencial é como se fosse a alma da planta, em cada gotinha é como se estivesse uma grande quantidade da erva concentrada e por isso deve ter uma orientação do uso.
Alguns deles só podem ser aplicados na pele se misturados aos carreadores, alguns não podem ser ingeridos, alguns tem a forma exata de inalação.

Por ser muito concentrado é importante atentar a dosagem e a orientação do aromaterapeuta.

Os essenciais, possuem propriedades terapêuticas para inúmeros problemas de saúde física e mental.


Os meus óleos vegetais e essenciais mostrados acima comprei na Amantikir, pois já tinha tido indicação da minha sogra que já usava o de melaleuca da marca.
A Amantikir é uma loja especializada em produtos naturais, preocupada com a produção sustentável e respeito a natureza.
A loja tem óleos essenciais, vegetais, produtos apícolas e também cosméticos naturais, vale a pena conhecer.

Paguei um total de R$178,00 e tenho me sentido bastante satisfeita com o investimento e já quero aumentar a coleção.

Você já usou óleos essenciais? Ou óleos vegetais?
Qual sua relação com os aromas?

Beijão

Pati Quental




You May Also Like

0 comentários

Obrigada por estar aqui!
Me conta o que achou do post!
Ficou dúvidas?
Deixa seu comentário!

Instagram