A rotina é sempre importante para crianças e a hora do sono não pode ficar de fora dessa organização.
A palavra rotina geralmente causa uma certa aflição nas pessoas pela monotonia implícita que ela traz. Sair da rotina nos leva a novos ares e uma renovação automática.
Mas ao mesmo tempo, estar numa rotina nos organiza e nos dá uma paz imensa (que só nos damos conta quando o caos se instaura). É bacana sair da rotina, mas primeiro é preciso estar nela.
E a hora do sono, especialmente para crianças, precisa de uma organização. Nada muito complicado, apenas por que crianças precisam entender que para tudo existe hora e a hora de descansar, relaxar e desacelerar é importante também para elas.
Rotina de bebê, rotina de mamãe
Quando o bebê chega não há rotina que sustente e também convenhamos, um serzinho que estava morando num ventre quentinho por 9 meses chega nesse mundão sem noção de nada e ainda vai ter que se adequar a tudo, como você ia querer manter qualquer rotina?A bagunça é grande mesmo na fase de adaptação e eu confesso, por aqui deixei correr solto para ir me adaptando (eu e o bebê) no ritmo natural das coisas. Esse período por aqui durou quase sempre em torno de 3 meses - salientando de que a nova rotina do bebê inclui amamentação, sono e o cansaço extremo da mamãe. É preciso ser paciente e ir se adequando mesmo para não se desgastar demais.
A partir dos 3 meses dá pra instaurar uma rotina mais fixa, mas bem antes disso dá pra ir inserindo elementos que irão facilitar o processo:
- Durante o dia deixe os sons e barulhos da casa fluírem normalmente mesmo durante as sonecas do bebê. Isso ajuda na percepção de dia e noite da criança.
- Ainda de dia deixe a iluminação natural fazer parte do ambiente.
- Invista em atividades durante o dia (brincadeiras) que estimulem a criança e dêem o significado de dia pra elas. Sim, bebês também fazem atividades! Cosquinhas, rolar na cama ou ainda exercicios adequados pra idade do bebê podem ser muito bem vindos.
- A noite invista em silêncio e no desacelerar - mostre a criança que durante a noite as atividades se encerram e é preciso parar. Mas tudo de forma leve e prazerosa.
1 - Banho relaxante - um banho morninho, com aromas calmantes e uma roupa quentinha dão um novo sentido a vida de qualquer um, e com bebês isso também funciona. Nessa parte gosto de fazer massagem no corpo do bebê (se deixar faço até no Davi rs)
2 - Estabeleci a 'mamada final' - entre aspas por que ainda acontecia a mamada no meio da noite, mas essa eu sempre me esforçava ao máximo para ser de uma forma que não estimulasse o despertar do bebê.
3 - Hora marcada - quando tudo acaba e todos vão pra cama. Marquei um horário e diariamente vamos todos pra cama nesse horário pra ficar claro que é a hora de dormir. E aí sim o silêncio e a escuridão ou meia luz reinam aqui em casa.
A rotina dessa forma facilita muito a vida, pois após as crianças pegarem no sono fico livre para terminar trabalhos ou até mesmo descansar e ver tv.
Dois filhos, duas rotinas
A rotina funciona bem com um filho, ou quando a faixa etária é semelhante.
No meu caso, com um bebê e uma criança as coisas demoraram um pouco mais pra se adequar mas te garanto que não é impossivel.
Para isso faço uso do nosso amado youtube, sim vou contra tudo e deixo o Davi vendo videos no youtube enquanto ele relaxa e nisso vou administrando a Laura. E conto também com a ajuda da minha mãe - quando isso acontece ainda fica tudo mais fácil pois cada uma administra um dos pequenos e tudo flui tranquilamente.
Além das regras - como: beber água, fazer xixi, historinha e dormir - e tudo que nos é ensinado, eu tenho comigo que temos que ir testando e inserindo na nossa rotina o que funciona e nos mantém em paz e felizes.
Testou e funcionou? Aposta nas tuas descobertas e segue teu felling!
Por enquanto a rotina ainda está separada mas pretendo unificar e substituir o youtube no celular por historinhas e/ou musiquinhas de ninar cantadas por mim mesma. Isso funcionava muito bem com o Davi e aos poucos estou restabelecendo essa ligação nos dias em que ele está mais tranquilo e paciente.
O Davi é autista e as vezes o convencional não funciona em nada por aqui. A tentativa/erro/acerto é o pilar de tudo na nossa vida!
Como é a rotina de sono por aí? As crianças dão trabalho para dormir? Qual seu truque?
Beijos
Adorei o post ♥ ser mãe é uma luta heuheu
ResponderExcluirEstou seguindo o blog ♥ se puder retribuir para dar uma forcinha ♥ espegata.blogspot.com ♥ bjs