Autismo e conscientização espalhe essa idéia - Doce feito pimenta - Beleza, Moda e Resenhas

terça-feira, abril 02, 2019

Autismo e conscientização espalhe essa idéia

Dia 2 de abril é o dia mundial da conscientização do autismo


O autismo é presente na minha vida a cerca de 7 anos quando meu filho foi diagnosticado pelo psiquiatra da AMA quando tinha 2 anos e 6 meses.
Desde então vivemos uma vida de batalhas, descobertas, aprendizado e muito amor.
E nesse dia 2 de abril vamos conversar um pouco sobre o que é o autismo e quebrar preconceitos que ainda possam existir aí dentro.

O que é o autismo?

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que tem como características gerais a falta de habilidade nas interações sociais, dificuldade no domínio da linguagem ou lidar com jogos simbólicos de comunicação e padrão de comportamento repetitivo.

As características acima são gerais e aparecem em cada indivíduo que tem o autismo de forma mais ou menos intensa.
Existem níveis de intensidade dos sintomas e outras características que variam de pessoa pra pessoa.
Dificilmente uma pessoa que tem autismo será igual a outra, porém, todas apresentarão as mesmas características gerais.

Como se eu e você tivéssemos cabelo castanho liso mas o meu é de fio grosso e cor mais escura e o seu de fio fino e cor mais clara. Somos diferentes porém continuamos com as mesmas caracteristicas no geral.
Com o autismo funciona dessa forma.

O autismo não é doença e não tem cura, e não sabemos a origem do transtorno.
Pelo menos para mim não é doença, apesar de ter CID.
É uma condição que merece cuidados, suporte e respeito para que o indivíduo possa levar uma vida normal em sociedade.
A pessoa com autismo compreende e processa o mundo diferente de nós neurotipicos e tá tudo ok.
Existem tratamentos para desenvolver as habilidades comprometidas como fonoaudiologia, terapia ocupacional, musicoterapia, psicopedagogia, psicologia, psiquiatria...
A gama de tratamentos é imensa e nesse momento não irei me aprofundar.

Meu filho Davi de 9 anos, ele tem autismo moderado, é não verbal e tem hiperatividade.

A pessoa com autismo é antes de mais nada uma pessoa e sim, uma pessoa que pode ser carinhosa, ranzinza, tranquila, agitada, bem humorada, inteligente, dengosa... e não tem cara!





Tem video no canal, bem especial, sobre algumas coisas desconfortáveis que como mães sempre ouvimos e que pode te ajudar a abrir ainda mais a mente:








Dia mundial da conscientização do autismo

O dia 2 de abril é o dia mundial de conscientização do autismo infantil, foi estabelecido pela ONU em 2007 e tem como objetivo quebrar tabus e divulgar o transtorno para esclarecer e derrubar preconceitos.

Em todo país existem entidades que oferecem tratamento e acolhimento a pessoas com autismo e aqui em Salvador meu filho frequenta a Associação dos Amigos dos Autistas, a AMA, que oferece suporte pedagógico para auxiliar o aprendizado e a inclusao escolar.

A AMA faz um trabalho de excelência e atualmente atende a mais de 200 crianças com autismo em Salvador. E a lista de espera tem mais de 600 crianças.
A instituição atualmente possui convênio com o governo do estado e recebeu da prefeitura da cidade um terreno para finalmente construir a sua sede própria.

Para construir a sede própria a instituição precisa de apoio e suporte tanto da sociedade quanto de empresas que possam ajudar financeiramente ou com material para a execução do projeto, e para chamar a atenção para essa necessidade dia 06 de abril a comunidade da AMA irá fazer um Evento para celebrar o dia mundial do autismo e convocar a sociedade a ajudar a instituição para que a sede seja construida.

O prazo para construção se encerra nesse ano de 2019, e caso não seja iniciada a prefeitura irá reaver o terreno cedido para a instituição.

O evento é gratuito e aberto ao público. QUANTO MAIS GENTE MELHOR!



Junte-se a AMA e torne essa caminhada ainda mais forte! Vamos juntos!


Beijão

Pati Quental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por estar aqui!
Me conta o que achou do post!
Ficou dúvidas?
Deixa seu comentário!



Subir