Papo de mãe: Parto Normal x Parto Cesárea - Que a escolha seja sua. - Doce feito pimenta - Beleza, Moda e Resenhas

quarta-feira, abril 23, 2014

Papo de mãe: Parto Normal x Parto Cesárea - Que a escolha seja sua.




O papo hoje é um pouco diferente.

Estou grávida pela segunda vez e na primeira vez tive o Davi de parto normal em um hospital público aqui de Salvador. Relatei minha experiência pra vocês AQUI.




Morro de medo de cesárea, sempre tive isso por ser uma intervenção cirúrgica.
E sempre quis parir o Davi normal. E assim aconteceu, mas como vocês podem ler no relato que fiz não foi uma experiência nada agradável. A escolha foi minha, mas o meu corpo foi violentado e agredido - então não posso considerar que a minha escolha foi de fato respeitada.
Não se engane, se eu tivesse sido submetida por uma cesárea a agressão não seria amenizada.
E sabe porque? Por que meu corpo não estaria de fato necessitando daquele procedimento.

Que fique bem claro, não sou contra ao parto feito com intervenção cirúrgica desde que ele esteja sendo feito dessa forma por escolha da mulher e não por conveniência pro obstetra e principalmente se este procedimento for feito para de fato preservar a vida da mãe e do bebê. 
O que me ofende na cesárea é a cultura errônea por trás dela que entranha no juízo das mulheres de que essa opção é a melhor por que não se é capaz.

Seu corpo é capaz, o seu corpo é capaz de gerar vidas (em sua grande maioria) e ele está pronto para isso.

Seu corpo é elástico, forte e dá conta de todo o processo. 
Então, se a sua escolha é ser mãe (sim, escolher nunca parir também é um direito todo seu), tome ciência do seu corpo. Ele é seu templo e aguenta todo o tranco.

E pasme, depois do parto TUDO no seu corpo volta ao normal. Salvo algumas estrias que podem ter surgido, tudo volta, inclusive a sua pepeka. Sim, ela não fica frouxa... ela volta ao seu tamanho original. E se seu companheiro te disser qualquer coisa contrária a isso, mande ele ir se foder! :)


Desta vez na minha segunda gestação, e última, quero viver o parto normal como sempre sonhei:
quero sentir a dor e o prazer de trazer a minha filha ao mundo. 

Estamos em busca do tão falado parto humanizado, sem qualquer intervenção violenta contra o meu corpo e do jeito que eu sentir que posso fazer. Na posição que eu decidir parir e principalmente, envolta nos braços do homem que escolhi para ser o pai dos meus filhos.

Por tanto, a não ser que a Laura esteja pélvica ou qualquer outra complicação de saúde me impeça, está decidido: teremos um parto normal e natural.

E por que escolho o parto normal?
Pois quero ser agente ativo do nascimento da minha filha, quero de fato ser a pessoa que a está trazendo ao nosso mundo. E como mulher, quero ter o direito de ter uma recuperação tranquila - com o parto normal o corpo da mulher se recupera em 24h. Quero estar pronta pros meus filhos e pra mim.
Parto normal dói mas os pós operatório da cesárea doem muito também e prefiro parir e encerrar aquela dor por mim mesma e estar pronta pra minha recém nascida de imediato.

Se já dei conta desse processo, mesmo sendo agredida e violentada, posso dar conta novamente e dessa vez cercada dos cuidados certos e de muito amor.

Aqui em Salvador você pode encontrar centros de parto humanizado.
Gratuitamente temos a Mansão do Caminho e a maternidade Tysila Balbino, que trabalham com parto humanizado.

Como eu disse no título desse post: que a escolha seja sua, afinal de contas somente você sabe os limites do seu corpo.

Que seja um momento muito feliz para você e sua familia.
E lembre-se: a dona do seu parto é você!



Beijão


37 comentários:

  1. Acho que não conseguiria ter parto normal. Quando engravidar vou optar por parto cesárea!!

    ResponderExcluir
  2. A mulher que tem que decidir o que é melhor para ela. Eu não penso em engravidar tão cedo, então...

    http://olhameucacheado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre quis normal, mas não tive escolha, meu filho sofreu e eu tbm, então foi cesária...

    http://makeupmetall.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog Pati, já estou inscrita! Eu tenho uma princesinha de 8 anos e meu parto foi cesárea, por ser muito nova o médico achou que era melhor, fiquei com medo, mas graças a Deus não tive complicações muito menos dores. http://1001mulheress.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu acho que não ia ter coragem de ter um parto normal ia ficar com medo kk =( mas não penso ainda em engravidar por tanto ainda tenho muito que aprender talvez eu mude né ? *-*

    Bjoos

    http://caprichandonobatom1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. "Foi de tanto ver foto de parto bonito que percebi que tinha sofrido uma violência irreparável". vi isso em um blog e me identifiquei muito! qdo soube q estava grávida já disse pra todos q eu queria NORMAL, minha sogra era uma jararaca e falava pra fazer cesárea q era melhor, ela a filha cobra tb tiveram cesáreas e o filho dela não me apoiou nunca a ter normal (acho q foi dai que nasceu um sentimento de decepção mto grande, já q ele devia me apoiar). Desde as 35 semanas tinha contrações, minha médica mandou eu tomar algo pra inibir isso, com 39 semanas ela disse q tava sem dilatação e era melhor cesárea... o pai dele quis q fosse cesárea a todo custo tb, me senti sem apoio e acabei aceitando.

    fiquei amarrada, com soro, senti um cheiro de pele queimada, uma pressão, nem vi meu filho nascer, só soube qdo ele chorou.. vi ele mto rápido, segurado de qualquer jeito no colo de sei lá quem... não peguei ele no colo, só consegui mesmo no dia seguinte qdo já podia me sentar.. cesárea foi feita pra salvar vidas e não por medo ou sei lá o que.

    CESÁREA DÓI MAIS, já que o parto normal o bebê nasce e a dor acaba... cesárea dá uma dor de uns 15 dias por conta das 7 camadas de pele cortadas, é mto desconforto e ter q cuidar de um recém nascido deixa td mais difícil.

    todo mundo com medo do normal, como se entrar na faca fosse legal... mto mais risco de complicações...

    bjs

    marianacordeiro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com absolutamente tudo, e se é pra sentir dor que seja a dor natural do parto ué...
      Fico muito triste que isso tudo tenha acontecido com vc, sei como é ruim se sentir violentada no momento mais precioso da vida.
      Beijão

      Excluir
  7. O meu parto foi normal graças a Deus ,apesar de eu ter tido a minha filha muito nova com 19 anos,sempre soube o que eu queria.
    Eu tive a opção de escolher (infelizmente muitas não tem) mas eu sabia que o parto normal seria o melhor pra mim e para minha princesa.
    Amei o post
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  8. Não pretendo ter filho por enquanto, mas nasci em de parto normal em casa, feito por uma enfermeira. Minha mãe conta que foi tranquilo.
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
  9. Pati eu adorei o seu post, me recordei de um texto do site feminino essencial, sobre a mulher ser a dona do seu corpo e decidir o que quer, você está certíssima e siga firme com o seu desejo.
    Bjs

    www.mademoisellebahia.com

    ResponderExcluir
  10. Pati seu texto é lindo.
    Não sou mãe. Mas tenho a convicção que meus filhos nascerão de parto normal.
    Não me importa se vai doer ou não, quero que seja natural.
    A escolha do parto humanizado é ótima pra você e a bebê.

    Parabéns pelo texto.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães

    www.sacoladecores.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sobre esse assunto não tenho o que falar, tenho 14 anos kk, mas quero muito ter filhos quando for maior.. Amei o teu blog e te achei linda!

    Dá uma olhadinha no meu blog :*
    http://karenbiazus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Pati. Só posso bater palmas para essa tua decisão. No meu caso, infelizmente, em nenhum dos dois partos, pude ter meus filhos de forma natural ou com o parto normal. No primeiro filho, me preparei direitinho durante toda a gestação. Mas o Marco deveria narcer no dia 4 de março e no dia 8 ele ainda estava na minha barriga. lembro que na manhã daquele dia (por coincidência, meu aniversário também), entrei em trabalho de parto, fui internada e aguardei meu corpo responder às contrações com a dilatação necessária para o parto - o que não aconteceu. Fiquei de 8 da manhã até as 17hs aguardando dilatação, mas meu colo do útero só dilatou dois centímetros e tivemos que recorrer à cesariana devido ao risco de sofrimento fetal...

    Da segunda vez, há um ano, o neném era muito grande e estava 'sentado' na minha barriga - ou seja, estava com a cabeça nas minhas costelas esquerdas e pés nas minhas costelas direitas... Conclusão: necessidade de outra cesária...

    Tomara que, no teu caso, corra tudo bem e tua princesa possa chegar através do parto normal, que é o melhor para ela e para você. =) Beijos e saúde!

    www.makecoisaetal.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ai Pati, eu estou louca pra engravidar e parece que quanto mais eu leio sobre parto normal/cesária, mais em decida sobre qual eu fico. :,(

    ResponderExcluir
  14. meu sonho é ser mae, caramba eu ficaria tao feliz se eu acordasse amanha e descobrisse que estou gravida, mais uma pena, acho que tenho problemas pra engravidar! sou louca para ter uma menina, e o parto que vou preferir é o normal, e vou ter meu bebe la no hospital aliança que é onde mamis trabalha! amei seu post bem informativo

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo seu segundo baby! Se um dia eu tivesse filho (não quero) eu com certeza faria cesárea, mas tenho outra cabeça pra isso porque vivi vendo minha mãe que é obstetra fazer a operação em diversas pessoas. ;)

    www.misturebachic.com.br

    ResponderExcluir
  16. Seu post foi bastante esclarecedor, tirei a maioria das minhas dúvidas sobre o tema. Ufa!
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. muito esclarecedor seu post,as grávidas tem que ler,eu quando for ter filho quero se possivel ter normal,minhas irmãs todas tiveram normal e a que teve uma gestação normal e a outra cesária achou bem mais dificil a recuperçaão da cesária...mais Deus vai abençoar e o que for melhor para vc vai dar certinho lindona
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  18. Bem, eu nunca sonhei em ter filhos, meu sonho sempre foi ter sucesso na carreira profissional e depois disso, quem sabe? Em parte isso se dá por eu ter muitas dúvidas a respeito do parto normal, nunca quis cesárea, mas o parto normal me assombra. Teu post foi muito explicativo e o melhor, baseado em suas experiências!! E gostei do "manda ele ir se foder!".

    Blog Paixão por Makes

    ResponderExcluir
  19. eu não pretendo ter filhos tão cedo, mas quando tiver quero normal com certeza, acho que é ate um gesto de carinho da mãe com o filho pois ela participa totalmente do parto, o parto humanizado é pra mim a melhor alternativa pois respeita o tempo do bebê <3
    http://f-alsaprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Não está nos meus planos ter filho por enquanto, mas só de pensar no parto normal entro em pânico rs!!

    beijos!!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Concordo com você, quando eu estava grávida não queria saber como ele ia sair, eu só sabia que teria que sair de qualquer jeito...rs Mas acho que a recuperação do parto normal é muito rápida, acabou que eu não tinha como ter meu filho normal devido a placenta e complicações com o bebê, então minha médica resolveu antecipar o parto, mas de verdade, verdadeira, eu chorava de dor depois que voltei pra casa, me sentia esfaqueada. Tomava muito antiiflamatório e analgésicos. Mas não julgo nem posso dizer qual é o melhor, cada caso é um caso.
    Beijos linda.
    beleza-facil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Não sei se terei coragem de ter normal, mas concordo com vc que é melhor que cesarea, se o bb estiver na posiao e a mae com dilatação e saude perfeitas.
    Vc é mto corajosa!
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu torço que o seu parto seja normal, que eu também tenho esse desejo de parir de forma natural.
    Eu tenho pavor de pontos cirúrgicos, pois tenho 3 nos seios por ter feito retirada de nódulos e sei que a cicatrização não é fácil.
    E fico imaginando os pontos no ventre e já fico arrepiada! Eu tenho medo é da intervenção cirúrgica e não de parir naturalmente.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  24. Paty, acho linda e muito corajosa sua decisão! Eu não sou mãe ainda, mais é o meu maior sonho! E tenho certeza que optarei por parto normal humanizado. Eu trabalhei em hospital como enfermeira e assisti muitos partos e participei deles e acho muito agressivo o parto normal em um hospital com aqueles cortes que eles cismam que são necessários e que as vezes faz a mãezinha ficar com dor dos pontos por dias! E as cesárias que podem causar varias infecções. São raros os profissionais médicos que façam um parto de excelência e com o devido carinho e cuidado com a gestante. Ainda mais em hospital publico!

    Parabenizo você de coração pela coragem, e te desejo muitas energias positivas e uma ótima gestação e um parto lindo e maravilhoso.
    E nem fica com medo não, vai ser melhor do que os que vc já teve.

    Beijos!
    http://www.blogdachah.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu nao tenho coragem de enfrentar um parto normal nao rsrsrsrs
    Se eu tiver filho algum dia sera cesarea com certezaaaa.
    Amei as dicasss.
    Beijoss

    www.momentorosa.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Pati, admiro e respeito a sua escolha. Não sei dizer hoje qual método eu escolheria... E sim o parto normal me assusta um pouco, assim como uma cirurgia.
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  27. Nossa Pati que bom ler isso,eu quando engravidar quero poder ter um parto normal,sentir tudo o que é necessário para dar a luz a um ser tão lindo e iluminado que é uma criança.Não consigo imaginar-me em uma cesariana,e não poder sentir o que Deus me proporcionou .
    http://kallisantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. ai que post lindooo!
    eu não tive parto normal em nenhuma das duas gestações,mas acho lindo e incentivo quem queira fazer!
    espero que ocorra tudo na paz desta vez e que dê tudo certo no nascimento desta baby lindo que vem te trazendo tanta alegria!
    beijão!

    http://www.blogcaprichoebeleza.com/

    ResponderExcluir
  29. Adoreiiii. Seu relato veio em uma boa hora. Eu e meu amado estamos pensando em engravidar. Fiquei mais corajosa lendo sua resenha e fui direto ler o seu post de 2010. Vi a fotinha do seu bb lindooo.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns,eu realmente não sei que decisão tomar não tenho filhos mas não gosto muito da ideia de sentir dores e muito menos de ter a barriga sendo cortada preciso estudar e analisar, somente quando engravidar vou ter noção do que fazer.
    Bjs
    quantagordice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Eu não tive a oportunidade de escolha por não ter passagem meus 3 partos foram cesáreas. Beijos Lana

    ResponderExcluir
  32. ai q lindo!!! parabéns! que sua filhinha venha com muita saúde!!

    qdo eu for mãe, não sei qual será o tipo de parto que irei fazer pq confesso q tenho muito medo da dor =/

    ResponderExcluir
  33. Pati, sou sua fã! Amei o post *-* Adorei a parte da pepeka kkkkkk Ô amiga, é por essas e outras que tenho quase certeza que não serei mãe viu? Morro de medo dá dor, e preferia cesária sem sombra de dúvida, mas a recuperação é lenta e pós operatório é péssimo. Prefiro optar por não ter filhos! Por essas e outras razões kkkkk
    Lá na mansão do caminho é muito bom, minha prima teve bb lá e foi super bem tratada. O parto foi super tranquilo!

    www.maribelezapura.com

    ResponderExcluir
  34. Oi linda, sou mãe de um rapaz de 15 anos, eu tinha apenas 16 na época, mas implorei que fosse parto normal, muitos médicos particulares na última hora inventam que não dá para fazer, isso é chato. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Esse é um assunto bem polêmico na minha roda de amigas, eu sempre quis cesária!

    Bjs, Tissy

    ResponderExcluir
  36. Parto normal é uma forma linda de trazer uma criança ao mundo!
    Meus dois partos foram normais,não tive medo. Eu tinha 17 anos quando tive meu primeiro filho e, já era decidida de que seria parto normal. Além de lindo e natural, a recuperação é muito mais rápida e melhor,né!?

    Beijão! ✿
    www.sofisticadaefeminina.com

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui!
Me conta o que achou do post!
Ficou dúvidas?
Deixa seu comentário!



Subir